terça-feira, 17 de agosto de 2010

A arte de aprender

Imagine uma escola.
E nessa escola existem alunos aplicados, esforçados, interessados e pontuais. Sempre dispostos a aprender com os erros e enfrentar todas as dificuldades estabelecidas. Eles querem passar de ano e adquirir o máximo de conhecimento, suplantando os obstáculos e as disciplinas que menos gostam.
Nessa mesma escola existe uma outra categoria de alunos. Não estão nem um pouco preocupados com suas responsabilidades, nem dispostos a aprender aquilo que tem dificuldade. Estão lá passando os dias, não respeitam ninguém e atrapalham aqueles que querem aprender. Parece que estão na escola por simples passatempo ou imposição, pois não vislumbram o futuro. São desatentos, desinteressados e se acham superior a tudo e a todos.
Por que estou falando isso?
Hummm... por que acho que assim é a vida.
Meninas, já repararam como as nossas maiores dificuldades estão a todo momento ressurgindo? E quando aprendemos a superá-las parecem não doer tanto? É porque "passamos de ano", "nos graduamos".
Problemas recidivos são anos repetidos. Todos nós temos que aprender com eles... até memorizar a lição de verdade e tirarmos de letra.
Digo isso porque sempre fui demasiadamente orgulhosa, vaidosa, detestava a solidão e altamente ansiosa.
Neste último ano, precisei das pessoas para realizar atividades do dia a dia, até mesmo para fazer a minha higiene pessoal ou me deslocar. E, algumas dessas pessoas, jamais imaginei obter ajuda... simplesmente as detestava!!! Precisei meeesmo dos cuidados e dedicação alheia, coisa que todo dinheiro do mundo não compra. A partir daí, fui forçada a deixar o orgulho de lado, com-ple-ta-men-te.
Também tenho estado muito tempo só, estudado bastante sobre a vida e as pessoas, assim... de camarote! Sozinha, introspecta, pude refletir e aprendi a conviver com a solidão. Hoje comungo com ela numa boa.
Da mesma maneira, passei os 34 anos da vida para "mostrar" aos outros, como se a minha vida fosse um espetáculo, uma vitrine de beleza e fascínio, sempre mendigando aplausos. Hoje percebo que todas as vaidades que tanto ressaltei são efêmeras e relevantes! E que a nossa beleza deve sobressair sim, e em primeiro lugar, na nossa consciência. Se você sabe das suas qualidades, isso basta!
Por fim; a ansiedade! Ahhhh... maldita ansiedade que me faz querer todas as coisas DO MEU JEITO, NO MEU TEMPO, enfraquecendo a minha fé. Mas ela também me ensina!!! Essa, até hoje, bato de frente e a venço paulatinamente. Aprendi que tudo tem seu tempo próprio e não adianta se desesperar, nem esbravejar e nem correr! Simplesmente, se tiver que ser, será!
Quem faz a escola, é o aluno. Nossa vida pode ser um mar de sofrimento e dor ou uma graduação cheia de aprendizado e boas oportunidades.
Ressalto e propago: quem busca a compreensão das coisas de Deus e cumpre com a sua parte... nada teme!!! ("Faça a sua parte que eu o ajudarei"- lembram?)
É sempre oportunidade de pensar que tipo de aluno você é, como tem se portado diante da escola da vida.
Sempre temos muito o que aprender... e não precisamos ficar "repetindo de ano".
Um beijo gostoso.

3 comentários:

  1. AMIGAAAAA
    VIM DEIXAR UM BEIJINHOOOO
    TOCA UMA MUSIQUINHA PRÁ PIGGY
    BEIJOOOO

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga amei o post, é verdade com o passar do tempo vamos melhorando e olhando a vida de outra maneira e aprendendo com os erros... bjinhos flor

    ResponderExcluir
  3. Eu precisava ler/ouvir isso...e tinha que vir de vc!!!amooooo
    Bjs

    ResponderExcluir


VOLTE SEMPRE!!!!
 
BlogBlogs.Com.Br