segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Porqueropolitanos

Seríamos soteropolitanos. Porém, estamos cada vez mais porqueropolitanos!
Poxa, fiquei tão triste ontem, ao percorrer a minha cidade.
Por onde passava, via o resultado da votação: ruas cobertas de panfletos, copos plásticos... um horror! Parecia cena de um filme de guerrilha.
E essa imagem se repete de forma acintosa.
Imagine no carnaval nosso de cada dia???
Na maior manifestação popular do mundoproduzimos uma quantidade absurda de lixo e recebemos dessa maneira os turistas, dando-lhes péssimos exemplos e as piores impressões possíveis.
O dia amanhece cavernoso, os cartões postais completamente rasurados!

Abaixo, um pedacinho do Farol da Barra, quando o dia amanhece. : (


Recentemente, Salvador foi destaque por possuir as praias mais sujas do país. Porque será?
Olha só o que foi encontrado debaixo d'água, alguns dias após o carnaval:


O circuito carnavalesco fica impraticável nos dias que sucedem a festa, tamanho o cheiro de xixi. 
Daí você me diz que pode ser que não só baianos façam a sujeira, por ser um período em que recebemos todo o mundo. Só que por aqui a coisa é comum entre nós, durante todos os dias do ano, sejam homens, mulheres ou crianças, independente da idade, independente das leis.
"Uma mijadinha só, não faz mal a ninguém!" E, de mijo em mijo, apodrecemos a nossa cidade.


E os animais de estimação, então... aqui é comum pisar em cocô de cachorro!
Na nossa rua, temos uns 7 vizinhos com cães de estimação. Somente nós e uma senhora recolhemos as fezes dos nossos bichinhos. A rua é pequena e vive imunda! O povo nos acha idiotas por recolher, já que estamos engajados em uma minoria.
Porém, estamos fazendo a nossa parte e isso importa.
Já que não posso educar o vizinho diretamente, dou exemplo; educo a minha filha, que quando esquece o saquinho, volta para buscar (já fizemos ela retornar algumas vezes, em busca do cocô perdido) : p

Outro ponto: pelo que sei, todo rei e rainha que se preze, preserva o seu reinado, certo?
O que dizer então, da Rainha do Mar, que no dia 2 de fevereiro, recebe, "tacado" no seu reinado, incalculáveis pesos de lixo, quando milhares de pessoas comparecem (principalmente na praia do Rio Vermelho) para depositar-lhe oferendas?
Isso mesmo, são milhares de frascos de perfumes, talcos, sabonetes, bonecas de plástico, espelhos, batons, bijouterias, pentes, velas, flores, fotos, comidas, e mais o que a imaginação permitir.
Imagina só, do jeito que esse povo é limpinho, essas milhares de pessoas que bebem cerveja em copos plásticos e latinhas, para comemorar a festa, e comem espetinho, queijo qualho, acarajé... durante a festa, aonde será que depositam os seus lixinhos, hein?
É claro que esses lixos irão também como oferenda e resultam em grande índice da mortandade da fauna marinha. : (

   
Toda manifestação do meu povo gera lixo. Será que é só isso que conseguimos produzir como resultado da nossa junção?
Salvador é uma cidade linda! O sol sorri aqui quase todos os dias do ano. A natureza foi tão majestosa e generosa conosco... amo a minha cidade de paixão!
Porém, os meus conterrâneos poderiam fazer um pouco mais do que "quebrar até o chão" ao som do Parangolé, ou gritar em alto e bom tom que tem orgulho de ser baiano.
Custa um pouco de consciência sócio ambiental?
Onde fica a educação doméstica?
Será que não vê que o lixo produzido reflete em nós mesmos?
Seria louvável ter um tiquinho de inteligência!!!
Não posso tapar o sol com a peneira!
Espero que um dia possa entoar um grito de manifestação diferente de:
BAIANO! UNIDO! PRODUZ........ MUITA SUJEIRA!

Fui! (indignada!!!!)

11 comentários:

  1. Adorei seu desabafo e concordo com vc em númro , genêro e grau e não é só ai não em São Paulo tbm
    tudo esta emporcalhado e sujo
    há papéis de políticos por toda a parte e ninguém faz nada para proibir esse absurdo...
    infelizmente educação familiar não é algo mais visto em nosso país...
    seja muito bem vinda em meu espaço tbm

    http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/
    bjs....boa semana

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGA, SÓ DE VER ESSAS FOTOS FIQUEI HORRORIZADA!! COMO MUITOS SERES HUMANOS SÃO PORCOS.DEPENDE DE NÓS FAZERMOS NOSSA PARTE NÃO É?BEIJOS LINDA E UMA ÓTIMA SEMANA PRA VOÇE.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde
    Como é bom desabafar não? Melhor ainda se surgisse efeito, mas aqui em SP eu também fico muito irritada com tudo isso. Não jogo um papel de bala no chão, e vejo pessoas, até em bons carros, jogando latinhas, pets, tudo pela janela.
    O que falta é educação mesmo.
    Mas vamos fazendo a nossa parte, que já ajuda!
    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Salve! Fadinha

    Venho agradecer as felicitações e votos por ti endereçados ao Santiago. Bem hajas!
    Sabes que no mesmo dia, umas horas depois nasceu o primo dele? Imagina os pais (irmãos); ser pai e tio no mesmo dia. E ainda mais a avó que duma assentada ganhou logo os dois primeiros netos.
    Espero que te tenha feito pelo menos sorrir. Pois encontrei-te muito desanimada com este texto.

    Na verdade é um triste e lamentável espectáculo a falta de higiene da sociedade brasileira. Ser limpo não é tomar banho três vezes ao dia para sair por ruas imundas e mal cheirosas.
    E como bem sugeres tudo deveria começar com uma boa educação em casa, mas a educação familiar é coisa que ficou esquecida lá muito para trás num longínquo passado.
    E lamentam-se!? Mas lamentam-se de quem? Só podem lamentar-se de si próprios.

    Parabéns pelo blog. Vou voltar.

    Salutas!

    ResponderExcluir
  5. Poxa minha linda, muito obrigada pelas visitas, mas estou tão "borocoxô" que nem vim aqui te agradecer. Mas realmente essas pedras dão um desânimo, vamos ver o que o Papai do Céu reserva para mim.
    Ah! o layout do seu blog é lindoooooooooooo
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga é muita porcaria sim, aqui no meu bairro as ruas estão sujas até agora, e sabe-se lá Deus quando vão limpra e se vão limpar...
    tenha uma ótima semana
    bj flor

    ResponderExcluir
  7. Olá Fadinha!

    Flavia, estas coberta de razão de estar indignada com estes pessimos habitos das pessoas. Eles tem em suas mentes atrazadas, que o pouco que ele despeja fora da lixeira,não ira fazer diferença... Mas esquece este mau educado, que infelizmente a milhares de ignorantes iguais a ele, que tem este mau habito. Que é,despejar em qualquer lugar o que não lhe mais útil.
    A falta de respeito e educação e tanta, que no dia da eleição,eu percebi aqui em nossa Cidade, que estes inresponsaveis, atiram o quanto puderam de pampletos, nos quintais das casas. Sem falar, das montanhas em frente aos pontos de votação.

    Flavia um abraço e ate +

    Jota.

    ResponderExcluir
  8. Coisa feia,né amiga???Mas não é só aí não,em todo lugar está assim...sabe como se chama,né?FALTA DE EDUCAÇÃO.
    Bjs grandes...

    ResponderExcluir
  9. 1) Nossa fiquei horrorizada com as fotos. E infelizmente sou um pouco pessimista contra as pessoas, a tendencia e pior e nao melhor, pois somos uma minoria tentando mudar o mundo e maioria a desafora. Se cada um de nos fizesse um pouco de cada nao ia custar nada a ninguem. Nem as escolas ajudam na educacao entao so restam para os pais educar os seus filhos que ainda nao tem uma opiniao propria. Talvez esse mudarao o nosso mundo. Nossa aqui se voce nao limpar o pupi do cochorro leva multa de 200 dolares, se alguem ve que voce nao limpou, chama a policia.
    2) Adorei ver minha foto no Live Traffic Feed, me inscrevi la, mas diz que tem que pagar? que estoria e essa? Como que faco par por no meu blog tambem, nao sei ainde pego o codigo. Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Okay Fadinha, ja consegui inserir o Live traffic no meu blog, mas agora aparece direto minha foto toda hora que eu entro. Isso e normal? no teu tambem aparece? Abracos

    ResponderExcluir
  11. Olá fadinha, desculpa a minha ausência tá? rsrsrs Que bom ue seria se fosse só ai, mas aqui temos as mesmas doenças, é horrivel mas é verdade, não se nota tanto porque somos mais pequeninos, por isso menos, mas a sujeira esta na proporção da quantidade, de pessoas. Somos todos muito limpinhos dentro de casa, fora dela é um desastre, bj amiga e resto deboa semana.

    ResponderExcluir


VOLTE SEMPRE!!!!
 
BlogBlogs.Com.Br