quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mexicanaaaaa danadaaaaa


Hoje o México está jogando pela copa.
Durante os jornais e noticiários, a minha mente associativa voou para as terras mexicanas, mais precisamente a 6 de julho de 1907. Essa data é marcada pelo nascimento da mexicana Frida Khalo.
Assisti ao filme "Frida" a algum tempo atrás, umas 3 vezes, e gostei da história de vida dessa mulher e pinturas aparentemente estranhas, enérgicas, comoventes e reais. Se mergulharmos na sua biografia, compreenderemos melhor as suas obras.
"Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade."
E que realidade, viu!!!
Frida aos seis anos contraiu poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida. A poliomielite deixa uma lesão no seu pé direito e, graças a isso, ganha o apelido "Frida pata de palo" (ou seja, Frida perna de pau). A partir disso ela começou a usar calças e depois, longas e exóticas saias, que vieram a ser uma de suas marcas pessoais.
Ao contrário de muitos artistas, ela não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira.
Assistiu aulas de desenhos e modelagens, na Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México, onde frequentava.
Quando Frida estava com 18 anos, sofreu um acidente no bonde em que encontrava-se que chocou-se com um trem...o pára-choque de um dos veículos perfurou as suas costas, atravessou sua pélvis e saiu por sua vagina. Tal acidente fez a artista ter de usar vários coletes ortopédicos de materiais diferentes, chegando inclusive a pintar alguns deles (por exemplo o colete de gesso na tela intitulada "A Coluna Partida"). Por causa desta tragédia, fez várias cirurgias e ficou muito tempo acamada. Durante a sua longa convalescença,começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.Pense aí???
Casou-se aos 21 anos com o muralista Diogo Rivera, um casamento tumultuado, pois ambos tinham temperamentos fortes. Frida, apesar de amar loucamente Rivera,esteve relacionada com Leon Trotski (ministro nos primeiros tempos da União Soviética, criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética) e com uma série de outros amantes, inclusive mulheres(era bissexual).
Pelo seu lado, Frida era uma mulher-menina, fisicamente frágil (quanto a força interior, a conversa é outra) e doente, um vidrinho colorido e exótico que Diego gostava de exibir. Porém, nada disso impediu que o amasse loucamente. É claro que, visto à distância e a frio, tudo parece mais romântico. A verdade é que Frida sofreu muito por causa desse amor. Ela se acabou por transformar-se numa excêntrica, para a sociedade mexicana ao liberalizar as suas relações amorosas,  porque nunca conseguiu que Diego correspondesse ao modelo que ela queria para a sua vida afetiva. Foi ele o seu mentor no mundo da arte, mas foi também ele que moldou nela a provocação e a revanche, que a perverteu e obrigou a reagir assim, como uma fera ferida que mostra as garras para se defender e acaba atacando também.
Diego aceitava abertamente os relacionamentos de Kahlo com mulheres, embora não aceitasse seus casos com homens. Ferida, sofreu incontáveis humilhações com as infidelidades de Diego, as quais, culminaram na mais dolorosa de todas: um caso com a sua própria irmã, dentro da sua própria casa. Esse drama quase a levou ao suicídio, e fez com que cortasse o cabelo (uma das suas imagens de marca, em penteados elaborados), se desfizesse de todos os enfeites e até que se vestisse de homem, matando impiedosamente toda a sua feminilidade. Após o flagra, resolveu abandoná-lo. Anos mais tarde, uniram-se novamente e o segundo casamento foi tão tempestuoso quanto o primeiro.
Durante o casamento, embora tenha engravidado mais de uma vez, nunca teve filhos, um dos seus maiores sonhos e motivo de grande dor, pois as sequelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final.
No decorrer de sua vida, Frida sentia muitas, muitas, muitas dores ocasionadas pelo acidente. Passou toda a sua vida "puxando da perna".
Em 13 de julho de 1954 foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta que ela tenha morrido de overdose, que pode ter sido acidental ou não. A última anotação em seu diário que diz "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida" permite aventar-se a hipótese de suicídio.
Pesquisadores com base na autópsia de Frida acreditam ter sido envenenada por uma das amantes de seu então marido.
Diego Rivera descreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida.
Quatro anos após a sua morte, sua casa familiar conhecida como "Casa Azul" transforma-se no Museu Frida Kahlo.
Frida Kahlo, reconhecida tanto por sua obra quanto por sua vida pessoal, ganha retrospectiva de suas obras, com objetos e documentos inéditos, além de fotografias, desenhos, vestidos e livros.
O que me encanta nela é a sua coragem em recomeçar, a capacidade de exorcizar os traumas e dores através da arte e destreza para encarar os intempéries da vida. Acreditem, o filme é retatado com riqueza de detalhes e mostra a força, apesar de todo o sofrimento dessa mulher.
Vale a pena assistir ao filme, tá?

5 comentários:

  1. Oi, lindinha..
    Que história !!!
    Realmente deve ser muito bom o filme..
    Vou ver!!!
    Bjus no coração...

    ResponderExcluir
  2. Olha só...

    Fau também é cultura!!!
    Desculpe a demora em te visitar.

    Bjk

    ResponderExcluir
  3. aCHO MUITO BACANA A FRIDA
    EU CONHECÍ MAIS DA ESTÓRIA DELA NO FILME FRIDA.
    QUE MALUQUICE NÉ?
    COITADA..
    UM GÊNIO INCOMPREENDIDO COMO SEMPRE.
    BEIJOS FADINHA

    ResponderExcluir
  4. Oie Fau,
    vou assistir me deu curiosidade.
    beijos e um otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada querida Fadinha
    Valeu as palavras bacanas prá mim!
    beijooo

    ResponderExcluir


VOLTE SEMPRE!!!!
 
BlogBlogs.Com.Br