sábado, 26 de fevereiro de 2011

O imbecil efeito dos holofotes - Bruna Surfistinha

  Ontem, na ida para o trabalho (sim, sim, sim... voltei a trabalharrr... iupi!), ouvi no rádio a divulgação da estréia do filme "Bruna Surfistinha". Logo, meu pensamento se perdeu.
Sem preconceito ou conservadorismo, pensei primeiro em minhas filhas, no mundo que deixo para elas onde uma mulher de pouca (ou nenhuma!) escolaridade ou mensagem que agregue algo moral ou intelectual, faz sucesso com a chula e erótica biografia que torna-se filme mais tarde, e promete sucesso de bilheteria.
Sempre soube que os nossos heróis não são mais os mesmos e que a medida que o mundo evolui cientifica e tecnologicamente, involui moralmente. É triste!
A adolescente de 17 anos consegue suceder-se bem ao iniciar-se no ramo de prostituição, fazendo programas. Ressalto aí um segundo agravante: enquanto a luta contra a pedofilia faz-se constante entre pessoas dignas e éticas, a mídia ressalta de forma glamourosa uma história tão vergonhosa, alimentando a indústria podre da pedofilia.
Logo veio um terceiro pensamento: conheço tantos casos dignos de traillers, onde pessoas que superam todas as dificuldades, enfrentam intempéries abruptos sofrendo, conseguem sorrir (até mesmo com a barriga vazia!) e vencem brilhantemente com humildade e perseverança. Pessoas realmente merecedoras de aplausos e holofotes... verdadeiros exemplos a serem seguidos.
Por que a mídia pouco se interessa por essas pessoas? Porque poucos expectadores comprariam tais informações.
Estamos na era dos reality's shows, onde celebridades instantâneas aculturadas reluzem e viram ícones sociais.
Tudo vale por dinheiro e ascenção! Expor-se (e expor o outro!), mentir, enganar, trapacear, roubar.  A depravação, ignorância e meios ilícitos viraram lugar comum. E, tragicamente, exemplos para os nossos filhos.
O homem mostra-se cada vez mais lobo do próprio homem. E sem máscara... sem pele de cordeiro! Tudo explícito, escancarado, sem a menor vergonha, dizendo para o que veio.   
Os valores estão contrários e são vergonhosos!
Fui criada para honrar-me e dignificar-me dos meus atos, sem atingir ou machucar o meu próximo. Sou do tempo em que os valores muito importam!!!
Sinceramente, não me adapto a ouvir aplausos para surfistinhas e afins.

14 comentários:

  1. Onde assino?
    Bem estou com vc, e não abro...
    Concordo em numero gênero e grau..

    beiJO maninha..

    ResponderExcluir
  2. No mundo de hoje, a maior riqueza que existe é a informação. Só que, pense comigo, se você simplesmente oculta esta informação, as pessoas lutarão como loucas para obtê-la (revoluções já começaram assim!). Então, a melhor forma de manter as mentes sob controle é o que a CIA chama de Contra-Inteligência, ou seja, a informação confusa, vazia e inútil que mantém a massa entretida e, portanto, inofensiva. Num passado não muito distante, as mídias de massa tinham a missão de informar. Porém, nos dias de hoje, em plena Era da Comunicação, a missão passou a ser manter o controle através da desinformação e da promoção da ignorância. Este filme, minha cara amiga, é apenas mais uma das armas estrategicamente montadas para este fim. Nesse momento, mais do que nunca, nós, pais, temos o dever de mostrar aos nossos filhos, tão mais brilhantes do que nós eramos quando crianças, esse sistema de controle de mentes que lhes estará sendo imposto, para que se percebam da importância da busca da informação de valor para a formação de opinião e da expressão desta para o mundo de modo racional. Eis o grande desafio da Era da Comunicação que, infelizmente, é também a Era da Ignorância Patrocinada. E que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  3. Triste
    Que país é esse?
    Já dizia a música.
    Um lugar onde garotas de programa viram estrelas..
    ai ai
    hahahahahaha
    beijão amiga
    Quero músicaaaa!

    ResponderExcluir
  4. Estou fechando meu blog...Se vc quiser ter acesso á ele será um prazer,me manda o se e-mail por comentário ou no meu e-mail: kakaelauren@hotmail.com
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, inversão total de valores...

    Mas a de se mudar, mesmo que tenhamos de fazer um boacado.

    Fique com Deus, menina Fadinha.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Minha Fadinha
    O grande mal da humanidade é precisar de um herói, um ídolo pra se espelhar.
    Jogadores de futebol que mal sabem falar a própria língua, as modelo/cantora/atriz que hoje estão em pencas perdidas num mundo de prostituição.
    Seres sem qualquer estrutura.
    É preciso muito tato ao permitir que as crianças vejam tudo isso. O papel dos pais nos dias de hj é muito mais complicado que antigamente, quando só um olhar já fazia a gente encolher (não que fosse bom).
    O pior é que os próprios professores, aqueles a quem entregamos parte da educação dos nossos filhos, são fãs de BBB e levam isso para as salas de aula.
    O que podemos fazer?
    Muito amor e muita orientação para os nosso pequenos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. TRISTE...
    num mundo de games violentos, drogas nas esquinas e no Palacio... até cabe uma biografia de uma piatoleirasinha...

    inversão total... mas a juventude globalizada nem procura mais por heróis...
    cabe a nós sermos exemplos...

    triste mas esse é o tão esperado século XXI

    miga passei pra dizer que tô voltando e saber com tú tá!!!!

    bjoka fadinha linda!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fadinha, como vc está? Espero que bem. Anteontem assiti ao filme em questão (baixei da internet)e realmente é um péssimo exemplo para nossas jovens. Um país que enaltece uma prostituta, que a torna campeã de vendas em livros autobiográficos, que tornou seu blog o mais acessado e ainda por cima que promete tornar seu filme um campeão de bilheteria, deveria ter vergonha, pois quantos escritores, roteiristas e vários outros profissionais lutam a vida toda por reconhecimento e não conseguem nem chegar perto da repercussão que essa garota conseguiu. Nada contra a pessoa dela (ela tá na dela), mas as pessoas deveriam repensar seus valores. A idéia que dá (inclusive nas entrevistas que ela concedeu) é de que foi muito natural o caminho que ela tomou (sair da casa dos pais, se prostituir, ganhar muito dinheiro, se drogar)...e é realmente uma vida muito desgraçada.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, passando rapidinho para te deixar um abraço bem apertado.

    BJS!

    ResponderExcluir
  10. Hei moça trabaiadera...
    Tem mimo pra tÚ..

    http://andreyawilsimar.blogspot.com/2011/03/carinhoafago-gostosura-no-coracao.html
    BEIJOS ....

    ResponderExcluir
  11. Olá,sei que num tem nada a ver com o assunto...
    mas adorei o seu blog. Gostaria de uma ajuda sua... como faço pra colocar uma imagem na minha assinatura.
    grata, em aguardo.
    pamela.fly@gmail.com
    enfermagemebobagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá..
    Trago um convite, leia minha postagem e se houver interesse participe e convide teus amigos.
    Digamos assim, Um concurso poético-interativo de nenhuma premiação nem obrigação e muito menos competitivo!.. rss

    Deusssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  13. Kdê vc fadinha???????

    tá tudo bem????

    sumiu...´

    cedê os posts pra eu encher o seu saquinho?????

    bjoka e dê noticias!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida
    Que bom vc usa os meios de comunicação para difundir o Bem... e os valores morais!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir


VOLTE SEMPRE!!!!
 
BlogBlogs.Com.Br