quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Depressão


Algumas pessoas perguntam de onde tiro inspiração para escrever textos de força, de auto ajuda e postá-los aqui no Clube da Fadinha. A resposta é uníssona e verdadeira; quero chamar atenção dessas pessoas bacanas que me lêem para que fiquem em alerta, busquem a essência, as coisas que a alegram e afastem de si qualquer sombra desse algoz chamado depressão.
Precisamente a um ano atrás, encontrava-me em um quadro depressivo forte, apático, vegetativo. Não levantava da cama, não suportava ver a luz, necessitava da ajuda do marido e filha para fazer minha higiene básica, para me alimentar... enfim, era uma semi morta. Enxergava-me incapacitada, um peso para a humanidade e a morte era tudo o que mais desejava.
Engraçado é como certas coisas ruins servem como ponto de partida para várias reflexões, e mudam a nossa visão totalitariamente.
Antes, eu tinha certos preconceitos quanto as pessoas depressivas. Achava-as preguiçosas, esquivadas, loucas por vontade própria... Compreendia a depressão como um estado de espírito e não doença grave. Na minha total ignorância, acreditava ser o ato opcional de ficar sem fazer nada, era a desculpa usada para pessoas que gostavam de se fazer de vítima. Quanto engano!
Esse é o mal do século. Muitas vezes aparece de forma silenciosa e necessita ser vista com bastante atenção porque é patologia séria e mata! A maioria dos depressivos se fecham em suas conchas, não admitem estar doentes, o que dificulta o tratamento. Eles precisam de auxílio porque é quase impossível sair desse quadro sozinho, sem forças nem mesmo para perceber-se doente. Descuida-se de si, afasta-se do mundo... É um isolamento completo.
Lembro de antes de adoecer, o quanto negligenciei-me, o quanto cedi a vontade e a felicidade alheia, sem tentar conciliar com a minha, do quanto me calei quando queria falar, o quanto priorizei valores que não eram meus, somente para agradar a gregos e troianos. Meu Deus, o quanto me maltratei! O quanto me ofendi, me mutilei na tentativa de felicitar os outros. Eu busquei essa condição "doença" achando que fazia o melhor.
Foi um susto enorme despertar da depressão e perceber o que fiz comigo, quantas pessoas afastei, quanto tempo perdi... E está dando um trabalhão reparar tantos danos!
Como acredito que nada acontece na nossa existência em vão, sei que se sobrevivi, se consegui decodificar a mensagem transmitida como resposta a esse doença, é para fazer a diferença, é para transmitir o melhor que puder para evitar grandes sofrimentos para vocês.
Portanto, independente da crença, não permitam afastar-se de Deus. Acreditem na força interior que nos movimenta.
Cuidem-se, afaguem-se, amem-se sempre. O mundo já é muito severo para que você também se maltrate.
Afastem de si a vaidade, a angústia, a mágoa, o rancor, a tristeza, o egoismo, o corre corre exacerbado em busca do ouro.
Exorcisem seus fantasmas, enfrentem seus medos, seus temores e busquem-se internamente para que possam espalhar externamente tudo o que tiver de melhor como reflexo.
Nunca deixe enfraquecer a fé e a esperança. Elas nos move.
Façam- se felizes!

"A natureza abomina um vácuo e, quando você começa a eliminar o que não quer, você, automaticamente, está abrindo caminho para o que quer. Desistindo daquilo que é menos importante você estará, automaticamente, dando lugar para o que você acha melhor para você."
(Catherine Ponder do livro “Leis dinâmicas da prosperidade”)

Contem comigo sempre que precisar.
Um beijinho com carinho e tornem excelentes os seus dias.

15 comentários:

  1. QUE BACANA EXPOR TUDO ISSO AMIGA.
    MUITA FORÇA TEM QUE TER PRÁ ENFRENTAR ESSE TIPO DE BARRA.
    NUNCA PASSEI POR NADA ASSIM.
    LEVEI CACETADAS NA VIDA..MAS GRAÇAS A DEUS NUNCA CAÍ EM DEPRESSÃO. UMA SORTE.
    TE DESEJO MUITA COISA BOA.
    PAZ..TRANQUILIDADE E VAIS CONSEGUIR TEU SONHO.
    ESTAREI TORCENDO POR VC
    UM BEIJO DA PIGGY

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Resolvi fazer terapia porque achava ter alguns problemas mal resolvidos da infância, e cheguei a tempo. A tempo de me tratar antes de virar um quadro grave. Graças a Deus, consegui enxergar o que havia de errado e procurar ajuda antes que fosse muito tarde. =)


    BeijoO!

    Ps: On em outra conta, por isso o "Ká e Rafa". rs

    ResponderExcluir
  3. Aii!! Essa minha Fadinha não existe.Queria vc aqui perto de mim...Preciso de pessoas assim ao meu redor.Beijos minha flor!!

    ResponderExcluir
  4. Fadinha..
    É muito fácin pois é pra tudu mundo acertá.. rsssss

    Ó, o Totem é só por e-mail
    Fazá o pedido no affrontato@hotmail.com
    Kêu envio procê

    Ok
    Bejô

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a depressão é uma doença que acomete milhares de pessoas. É uma doença extremamente perigosa pois pode levar ao suicídio. Parabéns por sua coragem e determinação para sair dessa.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. oi..
    Acho que sua postagem serviu pro meu coração..
    Muitas vezes já me senti assim..
    Mas tbm sobrevivi..
    Afastar o passado... e o que faço sempre..
    Bjus no coração...

    ResponderExcluir
  7. Pois é, eu também estive/estou em estado depressivo, mais ao contrário da maioria, eu continuo a vida, me odeio, mais sigo adiante. Não perco tanto tempo sendo infeliz, só procuro achar algumas coisas que me animem. Isto é o difícil! Mais estou conseguindo, devagar e sempre, lutando cada dia como se fosse o último.
    Isto é tudo flor!
    AMEI o post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Fadinha
    Teu relato de experiência vai ajudar muitas pessoas.
    Tudo aquilo que passamos serve de alerta para os que estão a nossa volta.
    Te admiro menina e sei que vc vai se sair muito bem em qualquer situação que se apresentar na tua vida, pois quem sai de uma depressão dessas é muito forte.

    Beijinhos e grata por tão linda mensagem.

    ResponderExcluir
  9. Fadinha...
    Um abraço...
    Bjos
    Estou ansiosa para o sorteio... rs

    ResponderExcluir
  10. Olá Fadinha
    Obrigado pelo votos de feliz aniversário. Gostei muito do carinho.
    Bjux

    ResponderExcluir
  11. VIM DEIXAR UM BEIJO PRÁ TI AMIGA
    DA MAGRELA PIGGY

    ResponderExcluir
  12. Tem desafio no meu blog pra vc.beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ai irmã que bom que avisou...
    durma bem descanse, num tava entendendo nada vc entrava e saia, então tava era caindo.
    bjo fique bem amanhã falamos...

    ResponderExcluir
  14. Eu não vou entrar.

    Obrigada mais uma vez minha Fada tão querida.

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga.
    Excelente texte e tema.. a depressão.
    Sei perfeitamente o que isso significa, nem gosto de relenbrar. obrigada por partilhalo connosco, Beijo amiga e boa semana.

    ResponderExcluir


VOLTE SEMPRE!!!!
 
BlogBlogs.Com.Br